VISÃO DOCENTE: um estudo sobre a relação do Cinema e do Audiovisual na educação básica

Lucas de Martin Fortunato

Resumo


As sucessivas inovações tecnológicas que vêm acontecendo nas últimas décadas contribuíram para a expansão do audiovisual e novas mídias digitais, seja em relação a sua diversidade de recursos, seja pela sua popularização, diante de sua acessibilidade. Fato é que a educação
básica, responsável pela constituição da identidade sociocultural dos sujeitos, deve contribuir para a humanização desses meios, através de uma formação crítico-reflexiva e que promova experimentações estéticas e criativas para os discentes. A presença do Audiovisual nos processos de ensino tem se intensificado. As relações entre Cinema e Educação, no entanto, são objeto de estudo já desde o início do século XX. Enquanto mediadores da aprendizagem na escola e, simultaneamente, sujeitos dessa sociedade audiovisual, os professores têm papel fundamental nesse cenário. Diante da relevância do tema, esse trabalho propõe uma reflexão, a partir da análise de uma série de entrevistas, em diálogo com autores pertinentes ao tema, buscando entender, em parte, como vem se estruturando a visão docente sobre a relação do Cinema e o Audiovisual na educação básica.


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