VIDEOGAMES E A UNIÃO ENTRE FORMA E CONTEÚDO: Manifestações das regras na narrativa e a influência de personagens ficcionais sobre o funcionamento do jogo

Artur Bravo

Resumo


Nem é necessário dizer que os videogames têm a capacidade e um grande potencial para a contação de histórias e a criação de complexos universos fantásticos. Muito já foi debatido sobre o assunto. Cada meio narrativo, no entanto, tem suas peculiaridades, que devem ser levadas em conta na construção da narrativa. Nos jogos eletrônicos não é diferente, e embora o funcionamento e a história do jogo possam ser observados ou desenvolvidos em separado, os casos mais ricos são justamente aqueles em que estes elementos trabalham conjuntamente na construção de significado e sentimento. O objetivo desta pesquisa é traçar uma reflexão sobre esta união entre forma e conteúdo nos videogames: como o funcionamento do jogo pode ser parte da narrativa e como certos eventos ficcionais podem alterar dramaticamente esse funcionamento. Para isto é feita uma análise de alguns aspectos de funcionamento comuns a vários jogos e a maneira como estão ligados à narrativa em cada um deles. Por fim, também é feita uma análise de alguns títulos específicos – a franquia Metal Gear, Undertale,Thimbleweed Park e The Stanley Parable – marcantes pelo fato de que suas personagens demonstram ter bastante entendimento e até mesmo certo poder sobre as regras e o funcionamento dos aparelhos que sustentam o jogo.


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