“OLHE PARA MIM!”: A mulher e as relações de poder através do olhar, no cinema clássico
Resumo
O projeto terá como foco a construção do olhar referente à figura feminina, no cinema clássico narrativo hollywoodiano, e as relações de poder envolvidas nesse processo. Para tal abordagem, partiremos da seguinte dualidade: como a mulher olha versus como a mulher é olhada (no sentido físico). Será, portanto, uma análise imagética – com base principalmente na montagem e na fotografia – do olhar/ponto de vista dos personagens e da câmera sobre a figura feminina, relacionado ao olhar/ponto de vista da personagem feminina sobre os demais personagens. Sendo um dos principais questionamentos que norteará o trabalho a pergunta: como se dá e se constrói essa diferença de olhares – dentro do mesmo filme e de um grupo de filmes relacionados – e quais as suas implicações? Para tanto, serão usados como objeto de análise os filmes protagonizados pela atriz Marlene Dietrich, dirigidos por Josef Von Sternberg, em especial O Anjo Azul (1930) e Mulher Satânica (1935). Como fundamentação teórica, nos pautaremos nas teorias feministas de cinema de autoras como Laura Mulvey, Ann Kaplan, Claire Johnston, Mary Ann Doane, Linda Williams e Esther López.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.