CINEMA E HISTÓRIA: Uma análise a partir da obra de Lucia Murat

Antonio Luiz Trofino Junior

Resumo


O presente trabalho monográfico tem como objeto de estudo a produção cinematográfica da diretora carioca Lucia Murat e como a mesma traduziu em parte de sua obra uma relação dialógica com a história. Lançaremos mão dos conhecimentos produzidos por Marc Ferro e Robert A. Rosenstone, dois pesquisadores que impulsionam a interface entre cinema e história, para a construções de nosso referencial teórico. Como procedimento metodológico, propomos a análise de quatro filmes da diretora: Que Bom Te Ver Viva (1989), Quase Dois Irmãos (2004), Uma Longa Viagem (2012) e A Memória Que Me Contam (2013). Estes longas trazem a ditadura empresarial-militar brasileira como pano de fundo possibilitando abordagens de diversos temas, tais como: privação de direitos humanos, tortura, sobrevivência, feminismo, família, dentre outros. Com este estudo, almejamos ressaltar a importância, não apenas dos filmes históricos em geral, mas também a obra da Lucia Murat, que permanece atual e relevante para o público contemporâneo.

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