O espaço visual no cinema: um diálogo entre as teorias de Bruce Block e o filme “Que Horas Ela Volta?”.

Willian Nogueira

Resumo


A proposta desta monografia é apresentar as questões e conceitos propostos pelas teorias de Bruce Block sobre organização e construção do espaço visual no cinema, e buscar as possíveis aplicabilidades dessas teorias nas escolhas que permeiam tal construção através de uma análise do espaço no filme “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert. Pretende-se delimitar o conceito de espaço na visão do autor a partir do conceito de outros autores sobre “espaço fílmico” e “espaço diegético”, apresentar as diferentes formas de organização e apresentação deste espaço, como podem acontecer as escolhas que permeiam a construção deste componente visual em um filme, além de quais os possíveis caminhos para esta definição. Por fim, objetiva analisar as escolhas que permeiam a construção do espaço visual do filme em questão à luz das teorias de Block e a partir de sua particularidade narrativa, utilizando-se como veículo principal a forte metáfora que o conflito de “Que Horas Ela Volta” carrega, sobre espaços e territorialidade.

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