EDITORIAL

Os Editores

Resumo


Temos mais uma vez o prazer de apresentar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do departamento de Cinema e audiovisual da UFF que foram avaliados e indicados para a publicação na Revista Rascunho.

Entre os trabalhos publicados estão: a monografia, “And now, for something completely different: sobre o riso do Monty Python”, de Pedro Florim Chagas, é sobre a comicidade do grupo Monty Python. Sob a orientação do professor Maurício Bragança, Chagas trata as idiossincrasias, origem, parentes e opositores do Monty Python, resgatando, com o seu estudo, uma lacuna de formação do curso de cinema da UFF.

A “Antropofagia Icamiaba, Contra-sexualidade e contra-cinema: a auto-pornografia como ferramenta de subversão politica”, de Tais Ribeiro Lobo, sob a orientação da professora Mariana Baltar Freire, é um texto que se posiciona e reflete sobre o processo de criação de uma auto pornografia a partir da apropriação e subversão de tecnologias sociais e digitais por mulheres e feministas, compreendendo que tal ação repercute em novas formas estético-politicas de se vivenciar os afetos, a sexualidade, a pornografia, o erotismo e o fazer cinematográfico. Lobo, analisa os processos de criação dos filmes Onira Vira Rio, Polifonia, O Sexorcismo de Aily Habibi e Speaker, que compõem o projeto fílmico Antropofagia Icamiaba, do qual é integrante.  

O texto, “O audiovisual militante contemporâneo nas jornadas de junho de 2013, Nuevo Cine Latinoamericano e Gramsci: aproximações estéticas, táticas e ideológicas” de Adil Giovanni Lepri, sob a orientação da professora Marina Cavalcanti Tedesco, aborda o audiovisual como poderosa ferramenta política. Lepri recorre a exemplos na América Latina para tratar da questão do audiovisual militante contemporâneo, produzido durante as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil e difundido principalmente pela internet. Para a análise, na monografia apresentada por Lepri, o pensamento do marxista italiano Antonio Gramsci, e a leitura da americana Marcia Landy, são centrais. Relacionando os conceitos de Gramsci e a experiência do Nuevo Cine Latinoamericano deseja produzir uma reflexão sobre os audiovisuais políticos em sua conjuntura histórica e social.
Mateus Nagime Barros da Silva escreve sobre a Curadoria e programação de filmes nas salas de repertório do Rio de Janeiro. O estudo pesquisa o período entre 2006 a 2013. Sob a orientação do professor Rafael de Luna Freire, busca entender o que é curadoria cinematográfica e como ela se aplica nas salas de repertório do Rio de Janeiro no período descrito. Para tanto se buscou definições teóricas de curadoria, tanto no mundo das artes, quanto as específicas sobre cinema, um campo que conta com pouca bibliografia especializada. Além dos exemplos teóricos, vários modelos de programação em salas de repertório foram analisados.

Mariana Kissa Soares dos Santos, disserta sobre “Do Alternativo ao Hegemônico: A interação social dos festivais de cinema e seu reflexo na cadeia produtiva do mercado audiovisual brasileiro”, sob a orientação do professor Alexandre Guerreiro. O trabalho visa analisar o setor nacional de festivais de cinema sob o ponto de vista mercadológico e através de um viés social a fim de se explorar as potencialidades inerentes a este setor e sua possível influência sobre o desempenho comercial da produção cinematográfica brasileira. A partir de uma abordagem histórica do cenário de criação e desenvolvimento deste setor, busca-se chegar nos desdobramentos econômicos, políticos e culturais que motivaram sua eclosão em território nacional.

Vitor Gurgel de Medeiros, sob a orientação do professor Rafael de Luna, escreve na sua monografia de conclusão de curso sobre o personagem Capitão Nascimento (interpretado por Wagner Moura) no filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha em 2007. Medeiros busca retomar o debate surgido na época de lançamento do filme e discutir suas implicações ideológicas, utilizando, para isso, teorias de gêneros cinematográficos, de masculinidade e de tipologia de narrador.

A monografia de Tiago de Castro Machado Gomes, orientada pelo professor Fabián Núñez, versa sobre Ousmane Sembéne e o(s) cinema(s) da África. O texto tem como objetivo traçar um breve panorama político, social, econômico e cultural acerca da situação do cinema na África, em especial a do cinema da região denominada África Subsaariana Ocidental Francófona. Para isso, utiliza-se da obra fílmica do diretor senegalês Ousmane Sembène, que combinando uma sólida produção frente às adversidades que serão expostas, logo se torna o mais reconhecido realizador do continente, influenciando gerações dentro e fora da África. Analisar sua vida e obra ajuda-nos a entender o importante papel que o cinema como um todo teve e ainda tem na luta a favor da cultura e sociedades africanas.

“Sobre Retratos e Nuvens: Fotografando o programa de terapia expressiva no Hospital Universitário Antonio Pedro” é a monografia de Felipe Ferreira de Almeira, sob orientação da professora Eliany Salvatierra Machado. O trabalho tem como objetivo expor e investigar questões que envolvem o ato fotográfico a partir da experiência do próprio autor na documentação do Programa de Terapia Expressiva, que ocorre no setor de Oncologia do Hospital Universitário Antonio Pedro. O texto busca refletir sobre como a prática da fotografia, principalmente a feitura de retratos, é geradora de afetos e relações que se estendem para além do instante e espaço em que a fotografia é registrada. A recepção e a leitura dos retratos também é abordada levando em consideração suas múltiplas interpretações.

Janaína do Nascimento Villas-Bôas Pinto, apresenta a sua pesquisa com o tema: The Munblecore Kids: a nova geração do cinema independente americano, sob a orientação do professor Cezar Migliorin. Segundo Villas-Bôas Pinto, “foi ao entrar em contato com um grupo desses chamados ‘filmes livres’, produzidos por jovens diretores norte-americanos na última década, que vi surgir o desejo de abordar neste trabalho as características de um modo de produção que vem se firmando como uma alternativa para realizadores cujos projetos não contam com o apoio de grandes estúdios e produtoras e que encontram uma forma de serem realizados mesmo com (ou a partir de) seus baixos orçamentos, uma alternativa cujo principal aspecto é seu eterno processo de construção e de desenvolvimento.”

Paula Ramos Lousada Rocha apresenta a sua pesquisa “Telebasura Espanha: uma discussão sobre a fragilidade do conceito de qualidade televisiva”, orientada pelo professor Felipe Muanis. O trabalho visa analisar, sob o prisma da televisão aberta espanhola, um termo surgido na década de 1990 intitulado telebasura (lixo televisivo), configurando-se no cenário do país como umas das maiores preocupações da sociedade nas esferas econômica, política e social.

Boa leitura.


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