PAY-PER-PORN: o mercado pornográfico audiovisual contemporâneo no Brasil

Felipe Lopes de Faria

Resumo


Este trabalho tem como foco traçar um panorama sobre o mercado pornográfico audiovisual, dando ênfase à realidade brasileira a partir da década de 1970. Para esse fim, utilizou-se como base a autora María Elvira Días-Benítez e sua etnografia nas redes do pornô, além de extenso levantamento de dados com a Agência Nacional de Cinema e pesquisa bibliográfica em diversos meios de comunicação, como jornais, sites de empresas do ramo, dentre outros. Este levantamento é primeiramente analisado a partir das diferentes janelas de exibição audiovisual e as formas de exploração comercial específicas de cada uma delas. Observadas as características deste mercado, busca-se três casos de análise: a empresa produtora de pornografia gay Pau Brasil, que encerrou suas atividades em 2008; o site, também do segmento gay, Demetrio.nu, dos mesmos proprietários do portal Mix Brasil; e o grupo de canais de televisão por assinatura Playboy do Brasil, responsável por seis dos oito canais de exibição de conteúdo pornográfico na referida janela de exibição.

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