Editorial

Cezar Migliorin e Tunico Amancio

Resumo


Com prazer e orgulho colocamos este terceiro número da Revista Rascunho no ar.

Este número traz dois trabalhos ligados a som, refletindo a atenção que a questão vem tendo por parte do corpo docente e o interesse dos alunos. Trata-se de duas monografias orientadas por Fernando Morais, uma delas com co-orientação de Hernani Heffner. Em Robert Bresson e a música, Luiza Alvim se concentra na obra de um dos cineastas que mais pesquisaram as potencialidades do som no cinema de ficção. Já Joice Scavone Costa faz um importante trabalho sobre a restauração do som no cinema brasileiro, trazendo entrevistas inéditas com profissionais diretamente envolvidos com a questão como José Luiz Sasso e Carlos Klachkim.

Duas monografias tem o documentário como campo conceitual central, apesar de extrapolarem o campo do documentário em seus objetos. Em trabalhos especialmente maduros, Felippe Schultz escreve sobre imagens amadoras e política, e Isabel Veiga sobre os difíceis limites do documentário em Pensando a autobiografia no cinema documentário e algumas de suas principais influências.

Como já é uma tradição no estudos de cinema e audiovisual da UFF, o México aparece nesta edição através da monografia de Luanne Castro Araujo, sobre o cineasta Carlos Reygadas. Neste trabalho Luanne aproxima as opções estéticas do realizador com uma reflexão sobre o contemporâneo, sobretudo com o sociólogo polonês Zygmunt  Bauman.

Também atenta à questões políticas contemporâneas é a monografia de Gil Facchini, orientada por Simplício Neto. Neste trabalho o autor se dedica a duas produções audiovisuais feitas em favela, interrogando a construção de estigmas na representação das favelas e as eventuais resistências aos estereótipos. Interessado também no cinema brasileiro, encerramos esse número com a monografia de Pedro Perazzo  sobre a relação entre cinema e literatura no filme O Bicho de Sete Cabeças, de Laiz Bodanski. A monografia de Perazzo traz ainda uma entrevista inédita com Luiz Bolognesi, roteirista do filme. Finalmente, gostaríamos de agradecer a dedicação e as leituras atentas dos pareceristas que colaboraram com este número: Patrícia Rebello, Maria Henriqueta Satt, Rafael de Luna, Marcel Vieira, Adalberto Muller, Hadija Chalupe, André Brasil, Roberto Moura e Rosa Inês de Novais Cordeiro.

 

Muito obrigado.

Boa leitura para todos.

Tunico Amancio e Cezar Migliorin.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.