TENDÊNCIAS DO INSÓLITO FICCIONAL NO CINEMA BRASILEIRO: o sobrenatural em Trabalhar Cansa, A Alegria e Doce Amianto

Fabrício Basílio Pacheco da Silva

Resumo


O objetivo dessa monografia é evidenciar tendências do insólito ficcional (macrogênero que une diferentes vertentes literárias ligadas pela análise do sobrenatural), no cinema brasileiro. Para isso, partimos da exposição de diferentes teorias literárias: fantástico, estranho, maravilhoso, real maravilhoso, entre outros, que nos ajudam a entender a complexidade do tema. Após isso, nos ligamos aos estudos de Rick Altman e Rafael de Luna Freire, reafirmando a opção metodológica da monografia de constituir um corpo fílmico extenso a partir de um traço narrativo análogo: o sobrenatural. Dessa forma, afugentamos qualquer tipo de conceituação de sobrenatural/ fantástico, enquanto gênero cinematográfico. Em seguida, nos apoiamos nos estudos de Laura Cánepa e Alfredo Suppia, com o intuito de expor e analisar incidências sobrenaturais no cinema brasileiro, proposta que se revelou fértil. No campo do sobrenatural identificamos produções ligadas ao sobrenatural religioso, ao duplo, às incidências monstruosas, aos distúrbios mentais, etc., enquanto que, no território audiovisual, lidamos com diferentes modos de lapidação da linguagem cinematográfica, como as aproximações do corpo fílmico com o cinema de gênero: horror, ficção científica, comédia, melodrama. Por fim, optamos por analisar três filmes: Trabalhar Cansa, A Alegria e Doce Amianto, com o objetivo de revelar, pormenorizadamente, onde, como e porquê os elementos do insólito ficcional surgiram em suas narrativas fílmicas. Assim, chegamos ao final dos trabalhos apontando que o sobrenatural no cinema brasileiro é fecundo em número de obras e temas abordados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.