Editorial

Editores da Revista Rascunho

Resumo


O novo número de Rascunho é uma edição simples, que reúne os quatro melhores trabalhos de conclusão de curso defendidos na graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense durante o primeiro semestre de 2014. Mais uma vez a revista demonstra não apenas a qualidade das monografias, como sua diversidade. Entretanto, esse número revela um traço em comum evidente entre todos os textos, que é a extrema atualidade e contemporaneidade de seus temas e abordagens.

Em uma monografia atravessada pelos campos da televisão, publicidade, cinema e novas mídias, Beatriz Mascari Brochado, orientada pelo Prof. Dr. Felipe Muanis, investiga o pouco estudado fenômeno do “branded content”, definido como “o desenvolvimento de um produto audiovisual por uma marca com o intuito de divulgar os valores intangíveis que a empresa gostaria de ver associados aos seus produtos” (p.1).

Se o storytelling é fundamental para o estudo de Brochado, o mesmo se aplica à monografia de Fábio Luiz Gonçalves Mendes, orientada pelo Prof. Daniel Pinna, sobre o processo criativo em séries de animação brasileiras recentes. Historiando o mercado internacional e brasileiro de animação, Mendes mostra o crescimento dessa produção nos últimos anos, investigando as séries realizadas em estúdios do Rio de Janeiro entre 2004 e 2014 que revelam o fortalecimento da figura individual do criador.

Embora sob diferente aspecto, outra fundamental contribuição para a análise do mercado audiovisual brasileiro contemporâneo é a monografia de Thiago Cardoso Storch Secundo Lopes, orientado pelo Prof. Dr. Rafael Freire. Trata-se de um estudo sobre a distribuição independente de filmes estrangeiros no Brasil, analisando as consequências de mudanças no circuito exibidor com o advento do digital e trazendo um valioso estudo de caso a partir da experiência profissional do autor.

A experiência pessoal é ainda mais expressiva no memorial de Luisa Alves, orientada pela Profa. Dra. Índia Martins. A autora parte de sua participação no projeto de extensão “Desenvolvimento participativo de arte e cultura no Território Quilombola Mãe Domingas e na Terra Indígena Trombetas-Mapuera do Alto Trombetas no município de Oriximiná-PA”, para discutir o documentário “Entretempo”, que Luisa realizou durante essa oportunidade como seu projeto de filme de realização. A visão do filme (disponível através de link no corpo do texto) enriquece a leitura do memorial, e vice versa.

Boa leitura.


Os editores.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.