O PROCESSO CRIATIVO EM SÉRIES DE ANIMAÇÃO BRASILEIRAS: O autor no cartoon do século XXI

Fabio Luiz Gonçalves Mendes

Resumo


Estudo histórico e procedural sobre as séries de animação brasileiras realizadas por estúdios do Rio de Janeiro entre 2004 e 2014. Com base em um conjunto de entrevistas com profissionais e em uma pesquisa histórica, além da invocação de exemplos de referência no mercado estrangeiro e do perfil de canais por assinatura locais que pertencem aos mesmos clientes de boa parte das séries estudadas – como Sítio do Picapau Amarelo, Tromba Trem, Tosco TV e Turma da Mônica –, o estudo estabelece um panorama do mercado em seu período mais fértil e das séries que o compõem. Tais projetos, entre títulos originais e animações executadas por encomenda de produtoras, equilibram a necessidade de encaixe em formatos internacionais ao mesmo tempo que precisam impor uma personalidade própria para garantirem destaque no meio, e um retorno periférico generalista além de seu público-alvo principal. Similaridades, diferenças e demandas necessárias para aperfeiçoar seu desenvolvimento são enumeradas a partir de questionamentos realizados em entrevista. Figuram entre elas a necessidade de maior formação profissional, de transposição de elementos da cultura local brasileira a linguagens de entendimento universal, do equilíbrio de qualidade técnica e narrativa e da observação das possibilidades comerciais que o título pode desenvolver fora dos limites do mero produto audiovisual. Um elemento em especial é ressaltado: o fortalecimento da figura do “criador”, responsável criativo, como fator de identificação do espectador e de retorno comercial, favorecendo a partir deste a viabilização de novas produções.

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