DO ALTERNATIVO AO HEGEMÔNICO: A interação social nos festivais de cinema e seu reflexo no mercado

Mariana Kissa Soares dos Santos

Resumo


O presente trabalho visa analisar o setor nacional de festivais de cinema sob o ponto de vista mercadológico e através de um viés social a fim de se explorar as potencialidades inerentes a este setor e sua possível influência sobre o desempenho comercial da produção cinematográfica brasileira. A partir de uma abordagem histórica do cenário de criação e desenvolvimento deste setor, busca-se chegar nos desdobramentos econômicos, políticos e culturais que motivaram sua eclosão em território nacional e, por conseguinte, em seu crescente fortalecimento como elo da cadeia produtiva do mercado audiovisual e como meio de aproximação entre o cinema e a sociedade. É seguindo esta metodologia que se busca estudar de forma mais específica três dos principais festivais do Brasil (Brasília, Gramado e Rio), suas ações em prol da promoção e acesso ao filme brasileiro e a repercussão de tais ações principalmente no que concerne ao desempenho das produções premiadas através do Voto Popular. Não se busca travar relações diretas, de causa e efeito, entre as ações perpetradas por este segmento e os resultados obtidos no circuito exibidor tradicional, mas entender o impacto dessas medidas na formação do público do cinema brasileiro e na consequente aproximação dessa atividade com a população que a circunda.

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