ESPECTROS DO PASSADO: Sobrenatural e memória no filme Kwaidan

Vinicius Coelho Spanghero

Resumo


O kaidan enquanto gênero narrativo surgiu no Japão do período Edo, um momento de integração nacional que possibilitou a troca de histórias provenientes de diferentes partes do território através de contadores viajantes. Com o advento da imprensa, muitas dessas histórias foram compiladas em coletâneas de grande sucesso e posteriormente transpostas para mídias tão distintas quanto a pintura, o teatro e o cinema. Na virada do século XX, o escritor grego Lafcadio Hearn, que morou no Japão e estudou a cultura japonesa nos últimos quatorze anos de sua vida, compilou e adaptou dezenas de histórias kaidan para publicação em língua inglesa. Quando estes escritos foram traduzidos de volta para a língua japonesa, seu trabalho adquiriu grande relevância no campo dos estudos folclóricos daquele país. Em 1965, quatro contos de Hearn foram adaptados no filme Kwaidan, dirigido por Kobayashi Masaki, um renomado cineasta famoso por seus trabalhos críticos ao sistema militarista japonês que havia levado o país à guerra décadas antes. A obra se utiliza de um repertório visual preestabelecido de representação do sobrenatural para construir significados por vezes ausentes do texto original. Ao retomar parte deste arcabouço pictórico, esta monografia procura analisar como se dá a elaboração do discurso antimilitarista de Kobayashi em um contexto fantasioso; no segmento Miminashi Hōichi no hanashi, que aborda elementos culturais da tradição japonesa relacionados à história do clã militar Heike, o realizador sugere o poder da narrativa na perpetuação de estruturas de poder. Através da análise deste filme, o trabalho procura evidenciar como o gênero kaidan pode se transformar em meio a diferentes contextos socioculturais e através de discursos que ressignificam a relação entre o humano e o fantasmagórico para a construção de novos sentidos que, no caso de Kwaidan, são notoriamente políticos e dizem respeito à história de um país.

 

Palavras-chave: cinema japonês, kaidan, ficção sobrenatural, Lafcadio Hearn, Masaki Kobayashi


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.